Páscoa

Passagem. Ressurreição. Renascimento.

Não consigo ver a Páscoa senão como uma data simbólica para que as pessoas pudessem rever suas vidas, projetos. O que foi feito, o que há para fazer. Mudanças que precisam ser feitas. Deveria ser assim. Fazer morrer as coisas ruins de cada um e deixar que RESSUSCITEM as coisas boas, que muitas vezes estão muito bem escondidas. Fazer a PASSAGEM do ser que somos para um ser um pouco melhor.

Fico observando como as pessoas levam bem a sério a Sexta-feira Santa, por exemplo. Não comem carne, não trabalham, não isso, não aquilo. Isso basta para fazer delas pessoas melhores? Não como carne vermelha porque minha mãe sempre faz um arroz com bacalhau, croquete de sardinha, salada com atum, etc etc. Mas comeria, sem problema algum, porque isso não vai determinar que eu vá para o inferno...rs. A propósito, do jeito que está tudo, o inferno é aqui mesmo. O fato de eu comer ou não carne vermelha não vai me tornar uma pessoa melhor ou pior do que sou. Não na minha concepção, mas sei que na concepção de muitas pessoas vai, pois pelo fato de estar escrevendo isso, corro o risco de ser tachada de muitas coisas - HEREGE, me chamaria minha avó Teresa. Acompanhado de "mulher sem fé".  Ledo engano. Minha fé está em mim e em minhas crenças, não no que a Igreja determine que eu deva seguir. Me refiro aqui à Igreja Católica. Nasci em família católica, para explicar melhor, mas desde sempre não concordo com o que ela determina, comoa  forma que diz que devemos ser e viver. Mas isso é assunto para outro post.

Voltando ao assunto Páscoa, passagem e ressurreição. Aqui em SC existe a comemoração da Semana Santa com a  farra do boi, onde as pessoas provocam os bois, maltratam, até deixá-los totalmente exaustos e ou levá-los à morte. Não acredito que a polícia não consiga acabar com isso. Esta semana dois bois, em diferentes lugares, invadiram hotéis lotados de turistas, fugindo da multidão. Aí pergunto - é esse o espírito desta data? Se eu comer carne vermelha, a inquisição me pega, mas se eu vou lá e bato, machuco o boi, está tudo bem. Não seria essa a hora de fazer a PASSAGEM  dessa "tradição", desse comportamento, enfim?

Nota final: Eu não comeria carne vermelha, mas por outras convicções, não porque é dito ser pecado na Sexta-feira Santa. Infelizmente, ainda não sou vegetariana. Ainda não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedaços de Tempo

E quando o amor acaba?