Arte - Claude Monet

Não, não sou uma profunda conhecedora de arte. Mas sou uma apreciadora moderada. Me perco entre telas, tintas e pincéis. E sim, sai algo. Mas parei de pintar há algum tempo. A última tela foi em 2003. Uma pena que não tenha ficado com nenhuma imagem delas. De nenhuma. Mas lembro de cada uma. Fazia um curso de pintura, tinha uma instrutora querida, chamada Cleusa. Um ser humano fantástico.

Mas, vamos aos fatos. A pintura me faz relaxar, desestressar, me tira deste mundo e me leva ao mundo das cores, das texturas. Tenho uma concentração fantástico quando mexo com tintas. Prefiro usar os dedos ao pincel. Não sei desenhar, mas minha tela mais linda foi um desenho, até hoje não sei como consegui. Foi pintura ao ar livre. Saímos com os cavaletes e fomos até uma praça. Tínhamos que nos posicionar, visualizar algo que nos agradasse e começar a desenhar com carvão vegetal, sobre a tela já preparada. Eu, exímia desenhista, escolhi o meu foco: uma árvore seca, com pouco galhos e sem folhas. E qual não foi minha surpresa quando vi que após ter desenhado  a árvore, as coisas que existiam em volta estavam ali, na minha tela. O asfalto, o banco da praça, as plantas e um prédio. Ficou linda. No final do ano foi montada uma exposição para que apresentássemos nossos trabalhos e meu quadro fez sucesso. Acabou em Teutônia/RS,  levado por meu ex marido, e nunca mais consegui resgatá-lo. Uma pena.

Minha primeira releitura: Depois de tentar The White Water Lilies, de Monet, fiz Goldfish, O Peixe Dourado, de Paul Klee. Novamente eu com minha habilidade em desenho. Escolhi  esse porque peixe eu também sei desenhar. Aqui está:

Mas voltando a Monet, o escolhi para começar meus posts sobre pintura, porque é meu preferido. Gosto de seus traços, estilo, pinceladas e cores. Pintor que desencadeou o movimento Impressionista, por seu quadro que deu nome ao movimento "Impressão, nascer do sol", quando recebeu uma crítica onde a pessoa dizia estar "impressionada" pela pintura.

"O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura." http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet

Aqui, a referida tela:


E como já disse antes, não sou uma grande conhecedora. Conheço alguns fatos e outros que descobri pesquisando - ver fontes.

Besos  ;)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedaços de Tempo

E quando o amor acaba?