Do amor e outros demônios

Tudo começa quando Gabriel García Márquez fica encarregado de uma reportagem em Bogotá, no ano de 1949. Ao cobrir a remoção das criptas funerárias do convento de Santa Clara, o então jovem jornalista depara-se com um caixão que abriga uma ossada com cabelos de aproximadamente 22 metros. Mesmo informado de que esse fato não é incomum, Márquez relaciona o fato a uma lenda que sua avó contava, sobre uma marquesinha venerada no Caribe por ser considerada milagrosa e que havia sido mordida por um cachorro e morrido de raiva. A marquesinha possuía uma cabeleira "que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva".
Anos depois, agora um escritor de sucesso, Márquez cria uma história para a menina que se passa há 200 anos atras em territórios sul americanos. A menina Sierva Maria Todos los Ángeles, filha do Marquês de Casalduero é mordida por um cachorro com raiva. Rejeitada pelos pais desde pequena, a menina havia sido criada entre os escravos e só depois desse incidente o pai começa a dar mais valor a ela. Recorre-se a curandeiros, feiticeiros, bruxas, tudo para retirar o diabo do corpo dela.
Ao chegar nos ouvidos do Santo Ofício, o Marquês é pressionado a deixar a filha dele em um convento, para ser ajudada pelos "obreiros" de Deus. A criança é encarcerada e, ao chegar, estranhos acontecimentos acontecem, até que ela passa a receber a ajuda do Padre Cayetano Delaura, que a principio só queria ajudar a garota. Mas logo a ajuda transforma-se em amor.
Fonte: Wikipédia

Deixo a dica. Ótimo livro, para quem gosta de temas polêmicos, tabus, mistérios, esse livro é um prato cheio. A D O R E I.

Comentários

  1. Obrigado pela visita surpresa e surpreendente!
    Fiquei muito feliz...
    A dica é ótima. Gabriel García Márquez tem um estilo jornalístico puro, que prende a atenção com suas histórias no melhor estio do realismo fantástico.
    A literatura latino-americana surpreende pela sua história de amor e fantasia.
    Dica ótima!!!

    ResponderExcluir
  2. Élia....faço outro ocmentário:
    a) - Não sabia de seu blog. Tomei um susto ao ver a qualidade dos posts;
    b) - Teu blog cheira a alegria, amizade, simplicidade.
    Tudo de bom... posso visitar sempre?

    ResponderExcluir
  3. Marco Aurélio, Obrigada pela visita. Foi essa minha intenção mesmo, ao criar este blog, queria algo leve, e gostei da tua descrição - alegria, amizade, simplicidade. Pode visitar sempre sim, fique à vontade.
    Quanto ao Gabriel G. Márquez, gosto muito. Tua descrição mais uma vez foi perfeita - prende a atenção mesmo. O único que não gostei até hoje foi "Memórias de minhas putas tristes". Já "Cem anos de solidão" é de ficar sem palavras para descrever...o único problema é que está na fila para minha leitura novamente, pois preciso enquanto leio, montar a árvore genealógica, pois a uma certa altura me perdi entre os "Josés Arcádios, Aurelianos e Aurelianos Josés"..rs. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Tb adorei. :) Um dos melhores, junto com Cem Anos. Obrigada pela visita. Beijo :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedaços de Tempo

E quando o amor acaba?